Visite também:

ESTUDO SIMPLIFICADO: DÍZIMOS E OFERTAS

WESLEY CASTRO | 09:13 | 0 comentários




INTRODUÇÃO: Desde a criação do homem Deus teve uma imensa preocupação em moldar as atitudes do homem para que o mesmo não tivesse uma vida prendida aos bens materiais.
Logo no livro de Gênesis encontramos a história de Caim e Abel. Observamos que apesar de ofertar à Deus Caim não o agradou:

 Gênesis 4
1 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

Vemos nessa passagem que Caim não atentou ao desprendimento material e separou para ele a melhor parte do que colheu, deixando para Deus o que sobrou, ou seja, a tentação veio sobre Caim, mas ele não soube vencê-la.

No livro de Mateus vemos o encontro de um jovem rico com Jesus. Mais uma vez temos um exemplo de como Deus quer de nós um desapego às coisas materiais:

Mateus 19
16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Jesus ensinou aos seus discípulos o que é o verdadeiro sacrifício:
Marcos 12
41 E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
43 E, chamando oos seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Existem promessas para aqueles que dizimam na casa de Deus:
Malaquias 3
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.

12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.

Nessa passagem  temos 7 promessas de bênçãos para os que são fiéis e muitíssimas mais em toda a Bíblia. 1a v.7, Eu me tornarei para vós. 2a v.10, abrirei sobre vós as janelas do Céu. 3a v.10, derramarei benção sem medida. 4a v.11, repreenderei o devorador. 5av.11, a videira vos não será estéril. 6a v.12, sereis felizes. 7a v.12, sereis terra deleitosa.

Deus abomina quem o tenta enganar nas ofertas:

Malaquias 3
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.


A bíblia nos diz que o dízimo também é para o sustento dos que vivem do evangelho:

I Corintios 9
13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Conclusão:

São inúmeros os motivos para ofertarmos a Deus e dizimarmos daquilo que ganhamos. Todos temos a responsabilidade de sustentar a obra e fazer com que ela cresça. Essa é a nossa responsabilidade como povo de Deus envolvido na obra e com o pedido de Jesus

Mateus 28
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. 





PEÇA SUA ORAÇÃO, DÊ O SEU TESTEMUNHO…
Você acredita no poder da oração? Deixe nós orarmos por você e juntos compartilharmos nossas vitórias. Estaremos orando diariamente pela sua causa e se você precisar estamos prontos para aconselhá-lo dentro da palavra de Deus. Você poderá usar o mesmo formulário de pedido de oração para dar seu testemunho, estaremos postando seu pedido de oração e testemunho no site assim que possível. Faça aqui seu pedido de oração!

AJUDE NOSSO SITE APENAS CLICANDO EM UM DOS ANÚNCIOS!

Não precisa fazer mais nada: Ao clicar em um anúncio estaremos recebendo uma minúscula quantia por isso que servirá de incentivo para continuarmos nosso trabalho!
OBRIGADO!



Print Friendly and PDF

Category: ,





PRECISANDO DE ORAÇÃO?

Coloque seus pedidos e agradecimentos na nossa caixinha de orações, estaremos orando por sua causa!

0 comentários

Seus comentários engrandecem o nosso trabalho e o Reino de Deus!