Visite também:


 Visite o portal!

ESTUDO: A ARCA DE NOÉ E A NOSSA SALVAÇÃO

WESLEY CASTRO | 13:00 | 1 comentários



Intr. A história do dilúvio e a arca de Noé foram fatos que ocorreram no planeta terra, que foi inclusive registrado por algumas tribos indígenas e possui algumas evidências arqueológicas. O ato divino de enviar um dilúvio sobre a terra foi um ato de amor à humanidade, em função da violência que havia uma autodestruição seria causada, e até mesmo o remanescente justo (Jesus) seria destruído injustamente.
Deus enviou uma mensagem àquela geração através de Noé Seu servo, II Pd. 2:5, entretanto, apenas Noé e sua família deram ouvidos àquela mensagem. Hoje novamente a terra está em um tempo de corrupção, sofre conseqüências disto e está prestes a receber juízo divino, Deus nos avisa disto para que sejamos salvos de destruição.
assentará no trono da sua glória;" (Mateus 25 : 31)
c) Nos desafios do nosso dia a dia, precisamos dar todo crédito a Palavra de Deus com uma atitude de obediência a ela.
 "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5 : 24)

II – Construção de uma vida que permanece.
a) Noé e sua família construíram a arca segundo a palavra de Deus, o que os trouxe salvação do dilúvio.
• A obediência a palavra de Deus sempre vai trazer benção, livramento, felicidade, e paz para sua vida.
 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1 : 8)
b) Jesus nos falou em construirmos a nossa casa sobre a rocha para podermos resistir às dificuldades deste mundo,
 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa (as grandes dificuldades da vida, dividas doenças, depressão), e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.e aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos (as grandes dificuldades da vida, dividas doenças, depressão), e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7. 24 - 27)
c) Construa cada área de sua vida de acordo com a Palavra de Deus.

III – Único meio de salvação.
a) A arca foi o único meio de salvação estabelecido por Deus, só salvou-se quem entrou por ele.
 "Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca." (Gênesis 7 : 23)
b) A arca é um tipo de Jesus, apenas quem entra por Jesus será salvo, Jo. 10:9; 14:6.
 “Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”( 1 Pedro 3,20-21)
• Assim como as oito pessoas foram salvas das águas do dilúvio e da morte porque estavam na arca, assim também quem se batiza é salvo da condenação do inferno por esta com Jesus em uma nova vida.
c) Quanto ao aqui e o agora e o futuro, somente quem tem Jesus tem salvação.
 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16 : 16)

Concl. Creia em Deus e no que Ele diz em Sua palavra e tenha atitudes em relação a isto – Construa sua vida de acordo com as instruções de Deus – Entre pelo único meio em que a salvação efetivamente acontece (Jesus).



Print Friendly and PDF

Category: ,





PRECISANDO DE ORAÇÃO?

Coloque seus pedidos e agradecimentos na nossa caixinha de orações, estaremos orando por sua causa!

Um comentário:

  1. Alex Ungarelli diz:
    booa vou ministrar essa amanhã na célula rs

    ResponderExcluir

Seus comentários engrandecem o nosso trabalho e o Reino de Deus!